Licenças Qt Mobile
-
Sei que a licença livre do Qt é LGPL.
Alguém aqui tem desenvolvido APP mobile com linkagem dinâmica? Qual o resultado?
Ouvi dizer que algumas stores como App Store do iPhone não aceita apps com linkagem dinâmica. E no windows phone alguém já testou Qt com linkagem dinâmica? -
Ou seja, Qt livre só no android, se quer um app verdadeiramente multiplataforma, tem que pagar.
Penso que se é pra usar Qt para apps only-android, melhor usar java que é mais amigável. Coisas de DIGIA. >:-/
Tá, se disponibilizarmos os fontes podemos usar a licença GPL e linkar estaticamente. Mas eu não vejo sentido em divulgar fontes de apps corporativos, como de e-commerce. Sem falar que pode ser um risco. -
O curioso é que acabei de abrir um debate em um fórum opensource sobre esse tema.
Infelizmente nesse segmento estamos reféns dos softwares proprietários.
A comunidade opensource tem deixado esse segmento passar batido.
Desenvolvimento Multiplataforma nativo, não existe nada realmente livre nesse sentido. -
Quanto a licença GPL ela obriga que eu torne o código público. Mas será que apenas publicar o código em um github da vida já satisfaz a licença ou eu tenho que criar toda uma documentação, site, etc, do projeto? Ou seja, além de publicar o código eu tenho que divulgá-lo, anunciar aos quatro vendos que ele existe e onde está?
Li em algum lugar que para satisfazer a GPL posso publicar apenas os arquivos objetos. Isso procede? -
@Exotic_Devel, acredito que não seja culpa do open source, por que:
-
Qt usa duas licenças, a Comercial e a LGPL. A licença LGPL diz que:
o. Em caso de ligação dinâmica, então o teu desenvolvimento (o código que você desenvolver) é "trabalho que usa a biblioteca". Sendo assim, o código que você desenvolver apenas usa as bibliotecas Qt, então seu código pode ser proprietário.
o. Em caso de vinculação estática da biblioteca, o próprio aplicativo é "trabalho que faz parte da biblioteca". Qualquer ligação estática com uma biblioteca LGPL, obriga a fornecer o código-fonte do aplicativo para o usuário sob a LGPL.
-
Então do meu ponto de vista, se existe um culpado, é a Apple! por não permitir vinculação dinâmica! Hora, bastava permitir que resolveria a questão: Quem estivesse sobre licença comercial, faria o vinculo estático; Quem estivesse utilizando alguma biblioteca open, então faria o vinculo dinâmico.
Não é novidade, isso só reafirma que a Apple não é muito edepta do opensource. :-)
-