Skip to content
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Groups
  • Search
  • Get Qt Extensions
  • Unsolved
Collapse
Brand Logo
  1. Home
  2. International
  3. Portuguese
  4. Startup e licenças Qt

Startup e licenças Qt

Scheduled Pinned Locked Moved Unsolved Portuguese
2 Posts 2 Posters 1.4k Views
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • E Offline
    E Offline
    Exotic_Devel
    wrote on last edited by Exotic_Devel

Estou planejando iniciar uma startup, temos o projeto conceituado e estamos em fase de escolha de tecnologias.
    Eu sempre fui fã do Framework Qt, mas honestamente ele não está em minha primeira escolha na lista. A solução da nossa startup consistirá em aplicação Web e Mobile. O que tem me distanciado dele é o fato de que Qt tem se tornado comercial demais, e com licenças não muito atrativas. Até mesmo a Microsoft com o Visual Studio + Xamarin tem se tornano mais atrativo em termos de licenças do que o Qt.
    Microsoft não te obriga a usar linkagem dinâmica, te entrega uma IDE fodástica e toda a biblioteca necessária para desenvolvimento a custo zero (com limitações de tamanho da equipe), tem incentivos para startups e te entrega todo um eco sistema em nuvem (Azure) com incentivos muito atrativos para startups.
    Microsoft não te obriga a pagar mensalmente pelo kit de desenvolvimento, você pode comprar a licença ficando livre de mensalidades, já o Qt aluga as ferramentas cobrando valor mensal que acho relativamente caro, principalmente para startups.
    Percebo o Qt vem nos últimos anos deixando o desenvolvimento móbile de canto e investindo mais em segmentos como embarcados e IOT, enquanto a Microsoft tá investindo pesado no Xamarin. Sinceramente é triste ver algo que já foi orgulho da comunidade OpenSource se tornar mais comercial que a própria Microsoft e ainda por cima cobrando valores mais caros. Sai mais barato comprar uma licença do Visual Studio Professional do que ficar pagando aluguel das ferramentas Qt.

Estou equivocado em minha avaliação sobre o Qt ou é por ai mesmo?

1 Reply Last reply
    0
    • T Offline
      T Offline
      TioRoy
      wrote on last edited by

Você não está equivocado não. Também tenho a mesma opinião.

Se você olhar para o Xamarim, o que a Microsoft te oferece (como o build server de graça - AppCenter - para você automatizar o processo - Realmente deixa o Qt menos atrativo.

Mas o Qt (depois da Nokia) sempre foi "comercial demais". Quando a Digia comprou os direitos do Qt, ela precisava rentabilizar a coisa. Não teve jeito.

PS: Sai mais barato usar o Visual Studio Community

1 Reply Last reply
      1

• Login

• Login or register to search.
      • First post
        Last post
      0
      • Categories
      • Recent
      • Tags
      • Popular