Erro ao gerar .cpp
-
Boa tarde.
Estou começando a usar Qt e não consegui gerar o .cpp de acordo com o descrito em um tutorial que está na página oficial.
@uic -i PizzaEntry.h -o PizzaEntry.cpp pizza.ui@
No meu caso retornou que o parâmetro -i não é valido.
@
uic -i main_window.h -o main_window.cpp main_window.ui
Qt User Interface Compiler version 4.6.2
Usage: uic [options] <uifile>-h, -help display this help and exit
-v, -version display version
-d, -dependencies display the dependencies
-o <file> place the output into <file>
-tr <func> use func() for i18n
-p, -no-protection disable header protection
-n, -no-implicit-includes disable generation of #include-directives
for forms generated by uic3
-g <name> change generator
@Alguem pode me ajudar a entender o que estou fazendo de errado?
Obrigado,
Raul
EDIÇÃO: Formatação das linhas com comandos e retornos dos comandos. (anselmolsm)
-
Viva Raulmp. Estou a partir do principio que o projecto criado foi no QtCreator, do tipo Qt Gui Aplication. A melhor maneira de adicionar um widget com o ficheiro .ui, .h e .cpp é clicar com o botão direito do rato na arvore do QtCretor que mostra os ficheiros do projecto, clicar na opção "Add new" ->Qt ->Qt Designer Form class -> botão "choose" -> escolher o tipo de widget e dar um nome. Esta opção cria logo a class com os ficehiros .ui .cpp e .h
João
-
Joao, primeiramente agradeco a resposta. Na verdade estou usando o Qt Designer, eu tenho um programa que escrevi em C usando uma IDE chamada codeBlocks, e estou tentando criar uma interface grafica pra esse programa. Fiz o que voce sugeriu usando o qt Creator, mas o codigo gerado no qt creato nao compilou quando anexei ao projeto do codeblcks, nem consegui anexar o meu projecto ao projeto novo que criei no qt Creator. Alguma outra sugestao?
-
Acho que a melhor maneira é o usar o QtCreator e criar novas funções/classes com o mesmo nome das do projecto existente do codeblocks, depois é fazer um copy paste do código das classes existentes do Codeblocks para o qtCreator. O QtCreator é apenas um IDE assim como o codeblocks, o problema é que o codeblocks pode precisar de muitas configurações para funcionar bem com o Qt (definir directorias do Qt, etc) ou seja pode ser preciso partir muita pedra.
No forum General and Desktop, há hipotese de haver mais gente a responder, aqui na lingua lusa somos pouquinhos :) -
Olá!
raulmp, poderia fornecer o endereço do tutorial que você seguiu, para verificarmos se existe a necessidade de reportar algum erro?
Vi que você tentou gerar o .cpp utilizando o uic, entretanto há uma forma automática de fazer isso, adicionando os arquivos .ui à variável FORMS no arquivo .pro do seu projeto. Assim, um projeto com arquivos window.ui , main.cpp, mainwindow.cpp e mainwindow.h ficaria:
@
TARGET = exemplo
TEMPLATE = appSOURCES += main.cpp
mainwindow.cppHEADERS += mainwindow.h
FORMS += window.ui
@Desta forma, o Makefile gerado na execução do qmake incluirá o passo necessário para cuidar de seus arquivos .ui . Vale observar, também, que a execução qmake -project deveria gerar o arquivo .pro corretamente.
Espero ter ajudado de alguma forma, caso tenha mais dúvidas, é só perguntar :-)