Digia to acquire Qt from Nokia
-
-
Apesar de a Digia ser uma empresa menor que a Nokia, acredito que para o Qt foi bom ter sido desvinculado da Nokia. Anteriormente eu achava que o Qt teria seu desenvolvimento encerrado caso a Nokia o abandonasse. Pelos comentários que li e pelos compromissos assumidos pela Digia oficialmente, a partir de agora o Qt terá mais liberdade para ser aplicado em outras paltaformas, como iOS e Android. Alguns desenvolvedores ficaram muito chateados, pois isso aparentemente encerra o desenvolvimento de Qt para o Symbian. Infelizmente já era esperado que a Nokia abandonaria mais cedo ou mais tarde o Symbian, já que estava rolando um namoro com a Microsoft há algum tempo. Alguém mais arrisca um comentário?
-
O Qt é um projeto muito avançado para ser abandonado, trouxe muita grana pra Trolltech, Nokia.. e não vai ser diferente com a Digia. O meu único medo é essa nova empresa querer fechar o código do Qt pra ganhar ainda mais!
Apesar de existir um fork opensource do Qt, não sei se haveria uma brecha na LGPL que possibilitaria isso. Caso isso aconteça, será a morte de muito projetos baseados em Qt, um deles, o KDE, que particularmente adimiro muito!
Quanto ao Symbian, convenhamos, ele já estava bem cansado e estava fadado a aposentadoria! Mas ele fez história e escola! Agora precisamos dar lugar aos O.S. mobiles da nova geração. Um dia eles também terão seu fim e novos surgirão... Assim caminha a evolução dos sistemas....
A única coisa que desejo agora é compromisso da Digia com o Qt e com a comunidade Opensource!
Abraço! -
Acredito que a Digia não vai abandonar o OpenSource. Ajuda muito ter uma comunidade testando e aferindo os releases e vender suporte e componentes "premium". Ainda mais agora, com o Qt "livre" para ir para onde a Digia quiser (iOS e Android - O QTCreator 2.6 beta já tem suporte "beta" ao Android. vide http://qt.gitorious.org/qt-creator/qt-creator/blobs/2.6/dist/changes-2.6.0)