[Resolvido] Qt Creator sem target Desktop no linux
-
Olá,
Pelo que diz a mensagem, o QtCreator que você está usando é parte do SDK, certo? Com isso, você tem 2 opções para resolver esse problema:
1 - Usando o SDK Maintenance tool, acessível através dos menus Help -> Start updater. Escolha Package Maneger Para instalar as libs para desktop, na árvore vá em Qt SDK -> Development Tools -> Desktop Qt -> Qt <Escolha as versões>. Em seguida, _Next _ para instalar.
2 - Outra opção é instalar Qt empacotado pela sua distribuição. No caso do Ubuntu, apt-get install qt4 (Não sei o nome exato do pacote no Ubuntu).
Se já tiver tudo instalado e/ou ainda assim estiver com problemas, confira as configurações via menus: Tools->Options, então nas abas Build & Run -> Qt Versions. Aí é onde estão listados todas as versões de Qt conhecidas pelo QtCreator. Pode ser que seja o caso de apenas encontrar onde está o qmake correspondente a alguma das versões destkop ou ainda adicionar uma nova entrada.
Veja se com isso você consegue resolver o problema, qualquer coisa escreva aqui novamente ;)
-
ei mala , desinstala oq tu instalou e baixa esse
"Qt for Linux (OFFLINE) ":http://www.developer.nokia.com/dp?uri=http://sw.nokia.com/id/8ea74da4-fec1-4277-8b26-c58cc82e204b/Qt_SDK_Lin32_offline .caso esteja sem net rapida pede pro felipe que ele baixa pra ti rapidinho , heheheh .
-
kkkk valeu vou tentar e digo qual deu certo.
-
Hehe, estou assumindo que vocês se conhecem e não preciso usar o poder moderador [1] para passar o trator nas mensagens :P
[1] Lembra disso das aulas de história, hein, hein? ;)
-
Ola de novo. anselmolsm, eu e o franco nos conhecemos sim. Seguinte a primeira opção falhou logo no começo. Meu Qt creator é aversão 4.7.3 (32 bit) e no menu help não tem a opção "Start updater".
a segunda opção eu ja tenho instalado via apt-get.
e a terceira em Tools->Options não tem a opção "Build & Run". =/"olha isso não tem a opção Build & Run":http://img443.imageshack.us/img443/1237/qthelp1xn.png
-
[quote author="Renatosantos" date="1332810289"]Seguinte a primeira opção falhou logo no começo. Meu Qt creator é aversão 4.7.3 (32 bit) e no menu help não tem a opção "Start updater".
[/quote]Hm.. ok, então está rodando o QtCreator sem ser o que vem com o SDK, daí não tem memso o "Start Updater".
4.7.3 é versão do Qt, não do QtCreator - veja em Help->About Qt Creator.[quote author="Renatosantos" date="1332810289"]
a segunda opção eu ja tenho instalado via apt-get.
e a terceira em Tools->Options não tem a opção "Build & Run". =/
"olha isso não tem a opção Build & Run":http://img443.imageshack.us/img443/1237/qthelp1xn.png[/quote]
[/quote]Isso mudou de alguma uma versão pra cá. Aqui estou com QtCreator 2.4.1, antes a aba para configurar as versões do Qt era essa Qt4 na tela que você mandou o screenshot.
-
Olha eu de novo aqui. :)
Instalei aqui de novo, agora tem a opção Build & Run. mais o caminho do qmake ta com um simbolo vermelho como se estivesse errado.ta assim o caminho :
Manual
Qt in PATH /usr/bin/qmake-qt4.como posso saber o caminho do qmake?
-
Hm... parece certo, pelo que lembro Ubuntu renomeia o qmake pra qmake-qt4. Um jeito de verificar o caminho de um comando é usar o comando which, em um terminal:
@
which qmake
@Verificou na aba Toolchains se gcc/g++ está correto? Por coincidência, vi esse sinal vermelho hoje, mas num OS X em que o Creator não sabia onde estava o compilador.
Abraço
-
obrigadão tava sem o caminho do gcc ai adicionei.
/usr/bin/gcc
consegui criar para desktop mais compilei com ctr+r deu esse erro:
:-1: error: g++: Command not found -
No lugar de /usb/bin/gcc, use /usr/bin/g++ ;)
-
fiz isso agora ta dando esse erro:
Error while building project untitled (target: Desktop)
When executing build step 'qmake':(
-
Renato, a mensagem de erro é só essa? Verifique se na aba "4 Compile Output" tem mais informação.
-
olha eu de novo aqui. =/
pois é anselmolsm obrigado pela paciencia mais esse erro é dessa aba. e nas outras 3 não da erro algum.
Olha o print aê. -
Hm... droga =P (sobre a mensagem já ser da aba 4)
Já testou criar um novo projeto e compila-lo?
Pelos seus posts dá pra ver que você está com o Qt instalado no sistema, assim é bem direto fazer um teste no terminal. Vá até o diretório do prjeto e execute
@ qmake && make@Caso o qmake e a compilação ocorram com sucesso, então o problema é em alguma configuração do Creator. Caso falhe, coloque o erro aqui para verificarmos.
-
o/
O problema é alguma configuração do Creator.
Olha isso. :) -
Isso tudo acontece com quem usa Linux !!! :P
-
Sem flames [1], por favor.
-
Estou na tentativa e erro, pois não consegui reproduzir esse cenário aqui.
Com mais informações, ajuda (ex: fez o teste que sugeri, criando outro projeto?).Onde está compilando o projeto? No próprio diretório ou está usando um diretório separado para a compilação (em Projects, na barra lateral, opção shadow build. O diretório indicado em Build directory). Faça o teste também desmarcando shadow build.
EDIÇÃO: Faltou dizer: a pergunta sobre o diretório onde está compilando é para verificar se por algum motivo estranho a configuração do seu creator não está tentado compilar em um diretório que você não tem permissão. Algo parecido com o que foi discutido nesse tópico do fórum em Inglês: http://qt-project.org/forums/viewthread/1983
-
Blza que vc é moderador e tudo , mais tenta ser menos chato , programar não quer dizer que a pessoa vai ser politicamente correta .estou apenas brincando com ele , e como não tem oq se fazer no momento pra resolver , brinquei com ele , segunda feira se ele trouxe o notebook dele , eu arrumo esse erro e o tópico esta finalizado .
-
[quote author="francomartins" date="1333200176"]Blza que vc é moderador e tudo , mais tenta ser menos chato , programar não quer dizer que a pessoa vai ser politicamente correta .estou apenas brincando com ele , e como não tem oq se fazer no momento pra resolver , brinquei com ele , segunda feira se ele trouxe o notebook dele , eu arrumo esse erro e o tópico esta finalizado .[/quote]